Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+

Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+

objetivos

Capacitar os formandos para aplicação da metodologia MOVE+ de avaliação do desempenho energético de frotas, enquanto:

  • Metodologia para a classificação da frota com base nas práticas adotadas pela organização na gestão das viaturas, dos condutores, da manutenção e dos consumos;
  • Instrumento de apoio a uma gestão mais eficiente da frota que potencie a redução do(s) respetivo(s) consumo(s) energético(s);
  • Ferramenta para a identificação, estudo e valorização de oportunidades de melhoria na gestão da frota que conduzam a menor consumo energético e melhor desempenho ambiental;
  • Fator de afirmação e diferenciação das organizações, motivando decisores e colaborações na adoção mais sustentáveis na gestão e utilização da frota.

No final da formação os formandos deverão estar aptos a:

  • Aplicar, de forma uniforme e em detalhe adequado, os diferentes critérios da metodologia MOVE+ para avaliação do desempenho energético de frotas;
  • Apoiar e/ou orientar as organizações na preparação para auditorias MOVE+ Frotas, incluindo recolha e tratamento da informação necessária para evidência dos elementos avaliados;
  • Identificar e caracterizar as oportunidades de melhoria do desempenho energético e ambiental de frotas, apoiando tecnicamente as organizações na persecução e concretização dessas oportunidades;
  • Emitir o certificado energético MOVE+ das frotas auditadas, complementado com relatório(s) de auditoria e outros elementos relevantes para suporte e evidência do trabalho realizado;
  • Contribuir para a informação e esclarecimento das organizações e seus decisores e colaboradores em temas relevantes para a gestão eficiente de frotas, incluindo aspetos relacionados com a legislação aplicável, modelos de manutenção, motorizações com sistemas de propulsão alternativos, consumos WLTP, determinação de consumos específicos de energia e emissões específicas de CO2, etc.

conteúdos programáticos

A formação tem os seguintes conteúdos programáticos:

  • Tema 1 – MOVE+ Frotas
  • Tema 2 – Gestão de Viaturas
  • Tema 3 – Gestão de condutores
  • Tema 4 – Gestão de manutenção
  • Tema 5 – Gestão da operação
  • Tema 6 – Gestão de consumos
  • Tema 7 – Gestão de auditoria
  • Tema 8 – Avaliação
  • Tema 9 – Discussão e exercícios práticos
  • Tema 10 – Acompanhamento de auditoria

* o horário da componente prática será definido com cada formando e em função do caso de aplicação.

destinatários

Este curso destina-se a auditores, consultores, técnicos ou profissionais interessados em adquirir valências na avaliação, classificação e melhoria do desempenho energético de frotas automóveis, não existindo pré-requisitos para a frequência do mesmo.

A conclusão com sucesso de parte ou da totalidade do curso habilita o formando a solicitar a qualificação pela ADENE enquanto Gestor e/ou Auditor de Frota MOVE+, desde que demonstre cumprir com os requisitos mínimos para acesso à função.

Gestor de Frota MOVE+
Pode ser reconhecido como Gestor de Frota MOVE+, após frequência do curso de formação específica MOVE+, e mediante evidência do cumprimento cumulativo dos seguintes requisitos de formação e experiência:

  • Formação académica:
    12º ano ou equivalente ou, em alternativa, 3 (três) anos de experiência em gestão operacional de frotas e/ou de condutores e frequência no Curso de “Auditor e Gestor de Frota MOVE+”, ministrado pela ADENE, com aproveitamento na parte teórica (testes)
  • Experiência profissional:
    Experiência em inspeções técnicas ou em gestão de frotas, gestão de condutores ou gestão da qualidade, segurança ou ambiente.

Auditor de Frota MOVE+
Pode ser reconhecido como Auditor de Frota MOVE+, após frequência do curso de formação específica MOVE+ e após a emissão do certificado energético da frota angariada pelos próprios e que foi objeto de acompanhamento na parte prática de formação, ficam habilitados a solicitar qualificação como Auditor de Frotas MOVE+ mediante evidência do cumprimento cumulativo dos seguintes requisitos de formação e experiência:

  • Formação académica:
    Licenciatura, preferencialmente nas áreas de engenharia, economia, gestão ou similar e frequência no Curso de “Auditor e Gestor de Frota MOVE+”, ministrado pela ADENE, com aproveitamento nas partes teórica (testes) e prática (auditoria e certificado). No caso de a frota auditada ser exclusivamente composta por viaturas ligeiras, o formando apenas será reconhecido para atuar nesta tipologia de frotas, o reconhecimento para a tipologia de pesados de mercadorias ficará pendente de uma auditoria acompanhada com essa tipologia de frotas.
  • Experiência profissional:

3 (três) anos em gestão operacional de frotas e/ou de condutores, ou em auditoras no âmbito do RGCE Transportes, SGCIE, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 50001 ou similar.

Curso de Auditores e Gestores de Frota MO

O Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+ tem como objetivo a qualificação de auditores para atuação no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis (MOVE+ Frotas) desenvolvido pela ADENE, bem como o reforço de competências de gestores de frota com base na metodologia adotada por esse sistema. Este sistema é aplicável a viaturas ligeiras e pesadas de mercadorias.

recursos pedagógicos / equipamentos / materiais

A formação será lecionada por 2 formadores designados pela ADENE, com conhecimentos técnico sobre as matérias lecionadas e competências pedagógicas demonstradas. A formação será assegurada de acordo com os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo, em sessões teóricas e através da prática simulada.

Os formandos irão realizar um questionário inicial para verificação de conhecimentos, em formato digital e com até 10 perguntas, incluindo, pelo menos, uma questão por cada tema do curso.  No início de cada tema será mostrado o respetivo resultado parcial agregado, como forma de estimular o interesse a atenção dos formandos.

A auditoria acompanhada será realizada sobre um caso prático angariado pelo formando, sendo a responsabilidade deste toda a organização e execução dos trabalhos envolvidos, acordando com a ADENE o local, data e hora da visita ao local. O formando deve elaborar o relatório de auditoria e a proposta de certificado energético de frota para esse caso, submetendo à ADENE para avaliação. Caso seja aprovado, a ADENE autoriza a emissão, pelo formando, do certificado energético da frota avaliada.

Material de apoio disponibilizado no dia da formação em suporte papel ou digital.
Material necessário para a formação no Programa de Formação.

Certificação da Formação / Reconhecimento de Competências

De acordo com os critérios e metodologia de avaliação, no final da formação teórica será emitido um certificado de participação no curso de Gestão de Frotas MOVE+ aos formandos que concluam com sucesso a avaliação. Para além disso, os formandos com aproveitamento nesta componente, poderão solicitar a qualificação como Gestor de Frota MOVE+.

Para os formandos que tenham tido aproveitamento (+ de 50%) na avaliação e concluído a auditoria prática , poderão solicitar a qualificação como Auditor de Frota MOVE+.

Em ambas qualificações, deverá o formando evidenciar o cumprimento dos requisitos de qualificação aplicáveis (consulte a secção Destinatários).

preço

550€+IVA

carga horária

E-learning: 20 horas, sendo 5 aulas teóricas de 4 horas cada, síncronas + 4 horas para auditoria acompanhada

Presencial: 20 horas em sala (Teórica) + 4 horas para auditoria acompanhada .

Tipo de Ensino

Presencial
ou
E-Learning

informações

formar@adene.pt

Cancelamentos e reembolsos

Os cancelamentos devem ser comunicados para o e-mail formar@adene.pt e recebidos até 5 (cinco) dias úteis antes do dia de início do curso ou exame. Dentro destes prazos, os cancelamentos são reembolsados. Após esta data, a Academia ADENE não efetua reembolsos.

Poderá ter interesse nestes cursos

Gestão de Energia na Indústria (CGEI) - Módulo I

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Implementação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001

Implementação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001