Certificação de Profissionais de Medição e Verificação (CMVP)

Certificação de Profissionais de Medição e Verificação (CMVP)

objetivos

A formação CMVP tem como propósito dotar os formandos de conhecimentos, teóricos e práticos, para a adoção do IPMVP nos seus projetos de eficiência energética.

Esta formação visa ainda preparar os formandos para a realização do exame de CMVP, o qual permite, mediante aprovação e preenchimento dos restantes requisitos, aceder à qualificação de Perito Internacional de Medição e Verificação pela AEE.

conteúdos programáticos

A formação tem os seguintes conteúdos programáticos:

  • Introdução
  • Conceitos chave
  • Breves exemplos
  • Plano de M&V
  • Tópicos relevantes
  • Estatística
  • Detalhes da medição isolada
  • Detalhes da Opção C
  • Detalhes da Opção D
  • Outras aplicações de M&V
  • Resumo e revisão de um plano detalhado de M&V
  • Revisão da matéria e esclarecimento de dúvidas
  • Exame

destinatários

Peritos qualificados e técnicos com formação superior e experiência na área da eficiência energética em edifícios, incluindo medição e verificação.

Engenheiros, arquitetos e detentores de uma licenciatura de 4 anos na área das ciências, direito ou finanças, com experiência na área de energia.

Para validação dos requisitos, o candidato deverá fazer o upload do Curriculum Vitae na área pessoal no Portal da Academia ADENE.

Certificação de Profissionais de Medição e Verificação

Em parceria com a Efficiency Valuation Organization (EVO), a ADENE é a entidade nacional responsável pela organização do Curso de Certificação de Profissionais de Medição e Verificação (CMVP), o qual visa formar peritos de M&V.

Os formandos que reúnam os requisitos para obtenção do Certificado CMVP e tenham aprovação no exame, ficam habilitados a um reconhecimento como Perito Internacional em Medição e Verificação de Eficiência Energética (M&V).

recursos pedagógicos / equipamentos / materiais

Serão utilizados os métodos ativos de formação, privilegiando, desta forma, as atividades e a autonomia dos formandos. Serão ainda utilizados os métodos expositivo e demonstrativo.

A formação teórica tem a duração de 2 dias e meio (mais meio dia de clarificação de revisão da matéria) e a avaliação tem a duração de 4 horas.

Material de apoio disponibilizado no primeiro dia da formação em suporte de papel.
Material necessário para a formação no Programa de Formação.

Certificação da Formação / Reconhecimento de Competências

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação a todos os formandos aprovados, sendo obrigatória a frequência da totalidade das horas formativas.
Aos formandos que o solicitarem será entregue um certificado de participação.

O reconhecimento como perito CMVP é da exclusiva competência da EVO e da Association of Energy Engineers (AEE).

Os candidatos deverão obrigatoriamente frequentar a formação teórica de 2 e ½ a 3 dias do curso da EVO, antes de se submeterem ao Exame CMVP. O candidato à Certificação CMVP deverá ser aprovado no Exame que tem uma duração de quatro (4) horas e preencher um dos seguintes critérios:

  • Ser detentor de uma licenciatura de 4 anos de uma universidade na área das ciências, engenharia, arquitetura, direito, finanças, ou estar inscrito como engenheiro ou arquiteto na respetiva associação profissional (Ordem dos Engenheiros ou Ordem dos Arquitetos). Adicionalmente, o candidato deverá ter, pelo menos, três (3) anos de experiência no domínio da energia, ou de edifícios, ou gestão de instalações ou medição e verificação;
  • Ser detentor de um curso técnico de 2 anos, ou de um curso não-técnico de 4 anos lecionado por uma universidade ou instituto numa área acima não especificada, bem como cinco (5) anos de experiência no domínio da energia, ou de edifícios, ou gestão de instalações ou medição e verificação;
  •  Ter dez (10) ou mais anos de experiência no domínio da energia, ou de edifícios, ou gestão de instalações ou medição e verificação;
  • Ter o estatuto de “Certified Energy Manager (CEM®)” atribuído pela AEE (The Association of Energy Engineers).

 

Caso o candidato obtenha aprovação no Exame, mas que apenas parcialmente preencha os critérios acima mencionados, ser-lhe-á atribuído o estatuto de perito CMVP-IT (In Training), até que comprove o preenchimento desses requisitos para vir a ser reconhecido como perito CMVP. Só serão admitidos a Exame os candidatos que preencham, pelo menos, os requisitos para o reconhecimento como perito CMVP-IT.

Custo e Validade da Certificação:

O preço inclui exame, a certificação válida por 3 (três) anos e acesso à secção de subscritor da página da EVO durante um ano.

 

preço

1200 € + IVA

carga horária

Laboral
21 horas + 4 horas de exame

Tipo de Ensino

Presencial

informações

formar@adene.pt

Poderá ter interesse nestes cursos

Formação Avançada em M&V

Formação Avançada em M&V

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Gestão de Energia na Indústria (CGEI) - Módulo I