Eficiência Energética
em Edifícios

Curso de Auditorias Energéticas em Edifícios Residenciais

Curso de Auditorias Energéticas em Edifícios Residenciais

O Curso de Auditorias Energéticas em Edifícios Residenciais tem por objetivo a formação de auditores de energia em edifícios residenciais, bem como a harmonização dos procedimentos de auditoria e identificação e oportunidades de melhoria de eficiência e energética e de redução de consumo de energia.

Esta formação de cariz teórico e prático permitirá aos formandos adquirir os necessários conhecimentos para realização de auditorias energéticas em edifícios residenciais.

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

O Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES) pretende dar a conhecer o elevado potencial de redução do consumo de energia que se consegue obter através de uma gestão eficiente e da utilização racional da energia, bem como proporcionar a aquisição e atualização de conhecimentos na área da gestão de energia em edifícios de serviços na ótica da otimização de recursos energéticos e financeiros, com mais valias no ambiente, no conforto dos utilizadores e na valorização dos edifícios.

Simulação Dinâmica de Edifícios

Simulação Dinâmica de Edifícios

Esta formação realizada em formato modular, pretende dotar os participantes de conhecimentos de simulação dinâmica multizona de edifícios, com recurso a programas de simulação dinâmica (multizona), utilizando os programas HAP e DesignBuilder.

Nesta formação será dado a conhecer o âmbito da legislação aplicada ao RECS, apresentando um caso de estudo de um edifício a simular em contexto prático, com a apresentação de aplicações mais e menos complexas, com e sem custos de exploração ou manutenção.

Reabilitação de Edifícios e Eficiência Energética

Reabilitação de Edifícios e Eficiência Energética

O Curso de Reabilitação de Edifícios e Eficiência Energética tem por objetivo conferir conhecimentos específicos e aprofundados das matérias relacionadas com a reabilitação de edifícios, tendo em atenção os aspetos técnicos, regulamentares e normativos aplicáveis, com especial enfoque para as dimensões da reabilitação térmica, acústica, estruturas e medidas de eficiência energética.

Especialização para Projetista de Redes de Gás (PRG)

Especialização para Projetista de Redes de Gás (PRG)

O Curso de Especialização para Projetista de Redes de Gás tem por objetivo dotar os formandos de competências técnicas no domínio do desenvolvimento de projetos de redes de instalação de gás e de redes de distribuição, em conformidade com as disposições regulamentares, bem como permitir que possam assumir a responsabilidade técnica da execução desses mesmos projetos. O projeto e conceção de redes de gás de acordo com as boas práticas é essencial para a melhoria do desempenho energético dos edifícios e de outras instalações.

Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+

Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+

Esta formação pretende ser um complemento ao Sistema de Etiquetagem de Janelas CLASSE+, permitindo dotar os participantes de conhecimentos para identificação dos vários tipos de janelas eficientes existentes no mercado e a sua correta seleção em função das características dos locais onde irão ser aplicadas. No final do curso, e após aprovação na avaliação efetuada, os participantes obterão o reconhecimento de “Instalador Janelas Eficientes CLASSE+” passando a integrar a bolsa de instaladores Janelas Eficientes CLASSE+.

Prescritores de Janelas Eficientes CLASSE+

Prescritores de Janelas Eficientes CLASSE+

O curso de Prescritores de Janelas Eficientes CLASSE+ pretende contribuir para a qualidade das obras e da instalação de janelas, assegurando que as soluções implementadas proporcionam aos consumidores os benefícios esperados em termos de redução de custos com energia e de melhoria das condições de conforto térmico e acústico.

Implementação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001

Implementação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001

O curso de implementação de um sistema de gestão de energia (SGE), de acordo com a norma ISO 50001:2012, tem como objetivo apoiar os técnicos na criação de uma metodologia concreta de implementação de um sistema de gestão de energia (ISO 50001) numa organização, com impactos na redução do consumo energético, na melhoria da sua competitividade nos mercados em que opera, sem com isso afetar a sua produtividade.