Academia ADENE

Portefólio

Técnicos SCE

Exames SCE

Green Jobs

Qualificação de Auditores de Sistemas de Gestão de Energia – ISO 50001

Qualificação de Auditores de Sistemas de Gestão de Energia – ISO 50001

objetivos

O Curso para a Qualificação de Auditores de Sistemas de Gestão de Energia no âmbito da ISO 50001 visa permitir aos formandos adquirir competências essenciais de acordo com as normas ISO 50001 e ISO 19011, nomeadamente interpretar os requisitos da normal ISO 50001 e a sua integração com as normas ISO 9001 e 14001.

Para além disso, habilitará ao uso correto das técnicas e métodos de auditoria e à preparação e realização de auditorias. O reconhecimento como auditores é da responsabilidade da CERTIF – Associação para a Certificação.

conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos da formação:

Tema 1: Normas de Sistemas de Gestão e de Gestão da Energias:
Leitura comparada das normas ISO 9001, 14001 e 50001, interpretação dos requisitos, exercícios de auditoria simulada.

Tema 2: Definições e conceitos de auditoria | Tipos de auditoria | Preparação de uma auditoria
Aspetos comuns a todas as auditorias e técnicas de auditoria, questões comportamentais, planeamento da realização de auditorias, preparação de auditoria, plano de auditoria.

Tema 3: Avaliação Energética
Conceitos e formas de energia: unidades e conversão de unidades, requisitos legais no âmbito da legislação do SCE, identificação de outros requisitos legais e regulamentares, técnicas e métodos de planeamento e avaliação energética, auditorias/diagnósticos energéticos dos sistemas mais comuns, critérios para determinação dos usos e consumos significativos de energia, bases de referência/consumos específicos de referência, métodos para estabelecer os IDE, planos de ação para a gestão da energia, sistemas de gestão técnica de edifícios, equipamentos e instalações, instrumentos de medição e monitorização da energia e seu controlo metrológico;

Tema 4: Realização Prática de Auditorias
Realização prática de auditoria, documentação da auditoria, elaboração do relatório da auditoria (presencial).
Preparação da Reunião final da auditoria, reunião final para apresentação do relatório e conclusões da auditoria.

Conclusão do curso
Síntese dos ensinamentos, análise da realização prática da auditoria, análise da apresentação oral, AVALIAÇÃO FINAL.

destinatários

Engenheiros, engenheiros técnicos e arquitetos que desempenhem funções como gestores de energia, responsáveis por sistemas de gestão de energia ou outros sistemas de gestão, auditores ISO 50001 e consultores.

Implementação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001

O curso de Qualificação de Auditores de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001 tem como principal objetivo habilitar os técnicos a realizar auditorias a um sistema de gestão de energia (SGE), implementado segundo a norma ISO 50001. Ao concluir o curso, o formando estará apto a planear, conduzir e acompanhar uma auditoria SGE, verificando que este se encontra de acordo com a norma ISO 50001.

recursos pedagógicos / equipamentos / materiais

Os conteúdos formativos são disponibilizados digitalmente através da Plataforma de formação à distância da Academia ADENE (Moodle Academia ADENE). O acesso é disponibilizado aos alunos no primeiro dia da formação.

As aulas síncronas online (1º, 2º , 3º e 5º dias de formação) tem lugar através da Plataforma TEAMS, em sessão com a presença online dos formadores.

A sessão do 4º dia de formação é presencial (Lisboa, em local a designar).

Certificação da Formação / Reconhecimento de Competências

No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação, sendo obrigatória a frequência da totalidade das horas formativas.

Formação realizada pela ADENE, segundo a metodologia da CERTIF, para a realização de auditorias, permitindo o acesso ao processo de qualificação de auditores, com vista à eventual integração na bolsa de auditores neste domínio.
 
O reconhecimento como Auditor de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001 é da responsabilidade da CERTIF. O preço do curso não inclui o custo de reconhecimento como auditor pela CERTIF.
Descarregue aqui as Regras Gerais para a Certificação de Auditores. 

A aprovação no exame é obrigatória para a aceitação da candidatura à certificação.

preço

500 €

Descontos disponíveis (não cumulativos):

475 € (membros OE, OET e OA)

(Curso isento de IVA)

carga horária

Laboral
40 horas

Tipo de Ensino

Misto: Online síncrono (24 horas) e Presencial (16 horas)

informações

formar@adene.pt

Cancelamentos e reembolsos

Os cancelamentos devem ser comunicados para o e-mail formar@adene.pt e recebidos até 5 (cinco) dias úteis antes do dia de início do curso ou exame. Dentro destes prazos, os cancelamentos são reembolsados. Após esta data, a Academia ADENE não efetua reembolsos.

Poderá ter interesse nestes cursos

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Curso de Gestão de Energia em Edifícios de Serviços (GEES)

Gestão de Energia na Indústria (CGEI) - Módulo I

LEED Green Associat

LEED Green Associate
(LEED GA)