Módulo de Auditoria & Comunicação com os utilizadores (edifícios residenciais) do Curso de Especialista de Eficiência Hídrica em Edifícios

Enquadramento

Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios do Setor Residencial – Módulo de Sistemas de Produção de Águas Quentes Sanitárias

Ação Piloto no âmbito do Projeto WATTer Skills – Eficiência Hídrica e Nexua Água-Energia no setor da construção e reabilitação, cofinanciado pelo Program Europeu ERASMUS+

O Curso de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios Residenciais, em desenvolvimento no âmbito do Projeto europeu WATTer Skills, pretende capacitar os canalizadores e instaladores de redes prediais para a seleção e instalação de produtos e soluções promotores da redução do consumo de água, bem como de energia associada ao consumo de água.

O Módulo de Sistemas de Produção de Águas Quentes Sanitárias permitirá ao técnico/instalador em eficiência hídrica recolher informações adicionais que visam a correta seleção, instalação e manutenção dos sistemas de produção de água quente sanitária no setor residencial para uma maior eficiência hídrica e energética.

O Curso de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios do Setor Residencial está em desenvolvimento no âmbito do projeto europeu WATTer Skills, que conta com uma equipa de parceiros estratégicos, do qual faz parte o presente Módulo de comunicação sistemas de aquecimento de água. Nesta formação são explorados os principais conceitos deste Módulo, nomeadamente os relativos ao procedimento para a realização de um diagnóstico dos sistemas de água quente sanitária em edifícios de habitação.

Objetivos

Este módulo tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos para reforçar as competências no domínio da instalação/manutenção de sistemas de águas quentes sanitárias e na vertente nexus água-energia, em edifícios residenciais, através da verificação dos passos a cumprir na realização de diagnóstico dos sistemas de água quente sanitária em edifícios de habitação e na identificação de medidas preventivas e corretivas, bem como na promoção das melhores práticas.

Nesta formação serão abordados conhecimentos básicos em processos de aquecimento de água e introdução de sistemas renováveis para produção de água quente sanitária.

No final da formação os formandos deverão estar aptos a:

  • Conhecer os principais conceitos relacionados com sistemas de aquecimento de água;
  • Conhecer as fases para a seleção, instalação e manutenção de equipamentos de aquecimento de água em edifícios do setor residencial e soluções promotoras de maior eficiência hídrica e energética, incluindo:
    • Processo de aquecimento de água num edifício de habitação;
    • Sistemas renováveis para produção de águas quentes sanitárias.

Métodos e Recursos Pedagógicos

METODOLOGIA:
Curso presencial com uma componente teórico-prática de 4 horas e uma componente de demonstração (em sala) de 4 horas.

Serão utilizados os métodos expositivos, interrogativo e demonstrativo e recorre-se ainda a resolução de alguns exercícios de medidas de melhoria.

RECURSOS PEDAGÓGICOS:
O material de apoio disponibilizado ao formando:

  • Dossier da formação: apresentações em formato eletrónico
  • Templates necessários à realização de exercícios em sala

FORMADORES:
Este módulo é assegurado por colaboradores da ADENE:

  • Filipa Newton, Coordenadora da Unidade Hídrica da ADENE
  • Ana Poças, Gestora de Inovação de Eficiência Hídrica e nexus água-energia da ADENE
  • Silvino Spencer, Gestor de Inovação de Energias Renováveis e nexus água-energia da ADENE

Formação em Português.

Conteúdos programáticos

O módulo de Sistemas de Produção de Águas Quentes Sanitárias contempla os seguintes conteúdos programáticos:

  • Conceitos básicos de aquecimento de água
  • Sistemas de produção de água quente sanitária com base em fontes renováveis
  • Acoplamento de sistemas convencionais com sistemas renováveis
  • A segurança das instalações
  • Demonstrações de produtos

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:
Filipa Newton, Ana Poças e Silvino Spencer (ADENE – Agência para a Energia)

Avaliação da Formação

Avaliação da Aprendizagem

Tratando-se de um curso piloto de um projeto em desenvolvimento, cuja realização não confere grau de qualificação imediato (ver informação sobre Certificado da Formação), o sistema de avaliação preconizado nesta formação consiste numa autoavaliação que permita aferir o nível de conhecimento dos formandos pré e pós realização do curso, permitindo avaliar a eficácia do módulo e identificar necessidades de formação complementar neste e noutros módulos do futuro Curso de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios.

Avaliação de reação da formação

No final da formação, em sala, o formando recebe no seu e-mail uma hiperligação com acesso a um questionário para avaliação da formação nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos programáticos do módulo piloto
  • Módulos e temáticas complementares previstas no Curso completo de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios
  • Desempenho do(s) formador(es)
  • Organização/Logística da ação de formação
  • Avaliação global da formação

Destinatários

Esta formação destina-se a canalizadores e instaladores de redes prediais e de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias, com responsabilidades ou experiência nestas áreas.

Critérios de seleção: A validação da inscrição é efetuada mediante a ordem de inscrição, verificados os requisitos aplicáveis. Para o efeito é necessário apresentar o Curriculum Vitae (CV), através do seu upload na área reservada do portal da Academia ADENE.

Certificado de Formação

Certificado de participação no Módulo de formação, em formato digital, mediante participação em 100% das horas de formação.

Após conclusão do Projeto WATTer Skills  (2020/2021) e dos perfis de qualificação em definição no Projeto, este Certificado e respetiva Avaliação poderá dar acesso ao registo de formação no presente módulo, podendo conferir créditos para futura qualificação de Técnico de Eficiência Hídrica em Edifícios.

 

Preço

Gratuito
Projeto Cofinanciado pelo Programa ERASMUS+

Carga Horária

Laboral 8 horas
(das 9h às 18h)

Tipo de Ensino

Presencial

Informações

formar@adene.pt

Será necessário computador com folha de cálculo, PPT e de texto.

Não aplicável – o programa é facultado durante a Ação Piloto

Calendário das próximas edições

Para proceder à sua inscrição, clique na edição que pretende frequentar

Caso o calendário da formação não se encontre disponível, faça o login e aceda a Curso Disponíveis (em Acesso ao Portal) onde encontra toda a informação sobre as próximas edições e pode efetuar a sua inscrição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email