ERSAR

Enquadramento

A ERSAR em parceria com a ADENEAgência para a Energia, deu início no passado dia 13 de novembro, à realização de um conjunto de ações de formação de apoio à capacitação técnica das entidades gestoras na área da eficiência energética. As duas formações iniciais realizaram-se em regime presencial e as restantes cinco, a iniciar em 2018, em plataforma e-learning. 

O setor das águas tem consumos muito significativos de energia, mas também um elevado potencial de poupança energética, através de medidas de eficiência energética e do aproveitamento do potencial renovável.

A ERSAR, enquanto entidade reguladora do setor, tem como atribuições específicas um conjunto de atividades regulatórias complementares, da qual se destaca a promoção da investigação e da inovação, bem como a realização de estudos sobre matérias das suas atribuições, contribuindo deste modo para a melhoria da capacitação técnica das entidades gestoras. A ADENE é a Agência Nacional de Energia, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia e do uso eficiente da água, tendo mais de 20 anos de experiência na formação e qualificação de técnicos e gestores para a gestão energética.

As formações em plataforma e-learning têm uma programação mensal, com início em fevereiro de 2018 e prolongando-se até junho do mesmo ano.

A primeira ação de formação, através de plataforma e-learning, terá início no dia 27 de fevereiro e conclusão no dia 8 de março (data de realização da aula online). As datas das ações seguintes serão oportunamente divulgadas.

Destinatários

As referidas ações destinam-se aos técnicos das entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de água residuais em baixa que se encontram envolvidos na gestão de energia e promoção da eficiência energética das respetivas infraestruturas.

Recomendação

Tendo presente o objetivo e o teor das sessões práticas, os técnicos devem dispor, para o efeito, de PC portátil com windows e office (word e excel). Deverão levar os equipamentos de proteção individual (EPI’s) de acordo com as normas de segurança exigidas pela instalação onde decorrerá a formação (de acordo com informação a disponibilizar para cada sessão presencial).

Inscrições

As inscrições são efetuadas no portal da Academia ADENE até 3 dias úteis antes data de realização de cada ação. A aceitação da inscrição estará sujeita a confirmação por parte ADENE, tendo em consideração:

  1. A ordem de chegada, salvo nas situações em que existe mais do que uma inscrição por entidade gestora;
  2. O nº de limite de inscrições aceites por cada ação de formação, que será de 25 formandos.

Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional poderá enviar um e-mail para formar@adene.pt ou tel: 214722800