Enquadramento

O Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+ tem como objetivo a qualificação de auditores para atuação no âmbito do sistema de avaliação e classificação energética de frotas automóveis (MOVE+ Frotas) desenvolvido pela ADENE, bem como o reforço de competências de gestores de frota com base na metodologia adotada por esse sistema.

O curso tem duas componentes:

1) Componente Teórica, em sala e com duração de um dia, orientada para a aplicação da metodologia de auditoria e de classificação MOVE+ Frotas, acompanhada de exercícios de avaliação de conhecimentos adquiridos;

2) Componente Prática, no terreno e com duração de meio dia, com acompanhamento de uma auditoria MOVE+ organizada e preparada pelo formando sobre uma frota angariada pelo próprio e da qual deverá resultar, após validação pela ADENE, a emissão do respetivo certificado energético com relatório de auditoria.

Aos formandos que completem com sucesso a componente teórica é atribuída a qualificação de Gestor de Frota MOVE+.

Para os formandos que completem com sucesso as duas componentes (incluindo a emissão de um certificado válido), é atribuída a qualificação de Auditor de Frota MOVE+, ficando credenciado para a emissão de certificados energéticos de frota MOVE+.

Objetivos

Capacitar os formandos para aplicação da metodologia MOVE+ de avaliação do desempenho energético de frotas enquanto:

    • Metodologia para a classificação da frota com base nas práticas adotadas pela organização na gestão das viaturas, dos condutores, da manutenção e dos consumos;
    • Instrumento de apoio a uma gestão mais eficiente da frota que potencie a redução do(s) respetivo(s) consumo(s) energético(s);
    • Ferramenta para a identificação, estudo e valorização de oportunidades de melhoria na gestão da frota que conduzam a menor consumo energético e melhor desempenho ambiental;
    • Fator de afirmação e diferenciação das organizações, motivando decisores e colaborações na adoção mais sustentáveis na gestão e utilização da frota.

No final da formação, os formandos deverão estar aptos a:

  1. Aplicar, de forma uniforme e em detalhe adequado, os diferentes critérios da metodologia MOVE+ para avaliação do desempenho energético de frotas;
  2. Apoiar e/ou orientar as organizações na preparação para auditorias MOVE+ Frotas, incluindo recolha e tratamento da informação necessária para evidência dos elementos avaliados;
  3. Identificar e caracterizar as oportunidades de melhoria do desempenho energético e ambiental de frotas, apoiando tecnicamente as organizações na persecução e concretização dessas oportunidades;
  4. Emitir o certificado energético MOVE+ das frotas auditadas, complementado com relatório(s) de auditoria e outros elementos relevantes para suporte e evidência do trabalho realizado;
  5. Contribuir para a informação e esclarecimento das organizações e seus decisores e colaboradores em temas relevantes para a gestão eficiente de frotas, incluindo aspetos relacionados com a legislação aplicável, modelos de manutenção, motorizações com sistemas de propulsão alternativos, consumos WLTP, determinação de consumos específicos de energia e emissões específicas de CO2, etc.

Métodos e Recursos Pedagógicos

METODOLOGIA:
A formação será lecionada por 2 formadores designados pela ADENE, com conhecimentos técnico sobre as matérias lecionadas e competências pedagógicas demonstradas. A formação será assegurada de acordo com os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo, em sessões teóricas e através da prática simulada.

Os formandos irão realizar um questionário inicial para verificação de conhecimentos, em formato digital. No início de cada tema será mostrado o respetivo resultado parcial agregado, como forma de estimular o interesse a atenção dos formandos.

A auditoria acompanhada será realizada sobre um caso prático angariado pelo formando, sendo da responsabilidade deste toda a organização e execução dos trabalhos envolvidos, acordando com a ADENE o local, data e hora da visita ao local. O formando deve elaborar o relatório de auditoria e a proposta de certificado energético de frota para esse caso, submetendo à ADENE para avaliação. Caso seja aprovado, a ADENE autoriza a emissão, pelo formando, do certificado energético da frota avaliada, a expensas deste.

RECURSOS PEDAGÓGICOS:

A documentação de apoio a disponibilizar aos formandos será em formato papel ou digital e composta pelos seguintes elementos:

  • Slides das apresentações dos temas
  • Checklist de verificação para aplicação da metodologia MOVE+ Frotas
  • Manual de apoio à aplicação da metodologia MOVE+ Frotas
  • FAQs sobre a metodologia de avaliação e classificação MOVE+ Frotas
 

Conteúdos programáticos

O curso contempla os seguintes temas:

Componente teórica (8h)

  • Tema 1 – MOVE+ Frotas 
  • Tema 2 – Gestão de Viaturas 
  • Tema 3 – Gestão de condutores 
  • Tema 4 – Gestão de manutenção 
  • Tema 5 – Gestão de consumos 
  • Tema 6 – Gestão de Auditorias
  • Tema 7 – Avaliação

Componente Prática (4h)*

  • Tema 8 – Acompanhamento de auditoria
 
* Horário da componente prática a definir com cada formando e em função do caso de aplicação.

Destinatários

Este curso destina-se a auditores, consultores, técnicos ou profissionais interessados em adquirir valências na avaliação, classificação e melhoria do desempenho energético de frotas automóveis, não existindo pré-requisitos para a frequência do mesmo.
A conclusão com sucesso de parte ou da totalidade do curso habilita o formando a solicitar a qualificação pela ADENE enquanto Gestor e/ou Auditor de Frota MOVE+, desde que demonstre cumprir com os seguintes requisitos mínimos para acesso à função:

Requisitos para o exercício da função de…

Tipo de requisitoAuditor de Frota MOVE+Gestor de Frota MOVE+
Formação Académica e Complementar
  • Licenciatura, preferencialmente nas áreas de engenharia, economia, gestão ou similar
  • Curso de “Auditor e Gestor de Frota MOVE+”, ministrado pela ADENE, com aproveitamento nas partes teórica (testes) e prática (auditoria e certificado)
  • 12º ano ou equivalente ou, em alternativa, 3 (três) anos de experiência em gestão operacional de frotas e/ou de condutores
  • Curso de “Auditor e Gestor de Frota MOVE+”, ministrado pela ADENE, com aproveitamento na parte teórica (testes)
Experiência Profissional
  • 3 (três) anos em gestão operacional de frotas e/ou de condutores, ou em auditoras no âmbito do RGCE Transportes, SGCIE, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 50001 ou similar
  • Experiência em inspeções técnicas ou em gestão de frotas, gestão de condutores ou gestão da qualidade, segurança ou ambiente ou energia
Mediante avaliação curricular, a ADENE poderá atribuir a qualificação de Gestor ou Auditor de Frota MOVE+ a outros profissionais que, após concluírem com sucesso a componente teórica ou as componentes teórica e prática do Curso de Auditores e Gestores de Frota MOVE+ respetivamente, evidenciem dispor de competência e experiência adequadas ao exercício da função.
 

O reconhecimento como Auditor/Gestor MOVE+ é válido por 3 (três) anos, sendo renovado automaticamente mediante simples frequência de uma formação de atualização no ano imediatamente precedente à data final do prazo de reconhecimento.

Avaliação da Formação

Avaliação da Aprendizagem

No final de cada tema (1 a 6) será realizado um mini-teste, com questões cuja resposta será do tipo escolha múltipla, focando nos conteúdos lecionados nesse tema.

Os formandos que responderem corretamente a 50% ou mais das questões, podem solicitar qualificação como Gestor de Frota MOVE+. Se, para além disso, emitirem o certificado energético da frota angariada pelos próprios e que foi objeto de acompanhamento no 2º dia de formação, ficam habilitados a solicitar qualificação como Auditor de Frotas MOVE+.

Certificado de Formação

De acordo com os critérios e metodologia de avaliação, no final da formação teórica será emitido um certificado de participação no curso de Gestão de Frotas MOVE+ aos formandos que concluam com sucesso a avaliação do 1º dia. Para além disso, os formandos com aproveitamento nesta componente, poderão solicitar a qualificação como Gestor de Frota MOVE+.

Para os formandos que tenham tido aproveitamento (+ de 50%) na avaliação do 1º dia e concluído a auditoria prática no 2º dia, poderão solicitar a qualificação como Auditor de Frota MOVE+.

Em ambas qualificações, deverá o formando evidenciar o cumprimento dos requisitos de qualificação aplicáveis (ver Requisitos na secção Destinatários).

Preço

450€ + IVA

Carga Horária

Laboral - 12 horas

Tipo de Ensino

Presencial

Informações

formar@adene.pt

Computador portátil

Calendário das próximas edições

Para proceder à sua inscrição, clique na edição que pretende frequentar

Caso o calendário da formação não se encontre disponível, faça o login e aceda a Curso Disponíveis (em Acesso ao Portal) onde encontra toda a informação sobre as próximas edições e pode efetuar a sua inscrição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email