Projetos ADENE

Cursos

O curso “Gestor de Enegia Eletrica na Indústria”  é uma medida indutora de comportamentos mais racionais e que permitirá a tomada de decisão mais consciente pelos visados, no que diz respeito à adoção de soluções mais eficientes no consumo de energia elétrica.

As ações teóricas em formato mais alargado dirigidas a 250 quadros de empresas do setor industrial num modelo de e-learning, complementadas pelas ações de formação prática dirigidas a 60 técnicos, destinam-se a promover uma melhor atuação no uso final da energia elétrica, tendo em vista uma progressiva utilização racional da mesma, pela adoção de boas práticas e implementação de tecnologias eficientes.

 

A ERSAR em parceria com a ADENEAgência para a Energia, dá início no próximo dia 13 de novembro, à realização de um conjunto de sete ações de formação de apoio à capacitação técnica das entidades gestoras na área da eficiência energética. As duas formações iniciais realizam-se em regime presencial e as restantes cinco em plataforma e-learning. 

O setor das águas tem consumos muito significativos de energia, mas também um elevado potencial de poupança energética, através de medidas de eficiência energética e do aproveitamento do potencial renovável.

Projeto FORESEE, financiado pelo programa Intelligent Energy Europe (IEE), tem como objetivo colocar em prática as medidas prioritárias identificadas no Roteiro 2014-2020 (projeto Build Up Skills – Portugal), realizando ações de formação para os profissionais do setor da construção e deste modo reforçar as competências relevantes nas áreas da eficiência energética (EE) e de fontes de energias renováveis(FER).
As ações de formação decorreram entre setembro de 2016 e janeiro de 2017. 

ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL  flyer
Instalador de Janelas 
Instalador de Isolamento Térmico 

ÁREA DA ENERGIA   flyer
Luminotecnia Aplicada 
Instalação e Manutenção de Sistemas AVAC 
Instalação de Sistemas Fotovoltaicos e Micro-Eólicos 
Instalação de Sistemas Térmicos Aplicados: Coletores Solares e Caldeiras a Biomassa

 

O projeto ENACT enquadra-se na estratégia Europa 2020 e, em particular, com os objetivos definidos no programa “Alterações climáticas e sustentabilidade energética”, nomeadamente que visam:

• a melhoria da gestão e da eficiência energética dos edifícios;

• o reforço da inovação relacionada com tecnologias para a eficiência energética;

• o aumento da oferta formativa (quantitativa e qualitativa) em eficiência energética – formação de auditores de energia de acordo com os padrões nacional e europeu.

Próximas Edições

Close Menu