Certificação Energética de Edifícios

Cursos

A Formação em Edifícios de Habitação REH (FEH-REH) visa dotar os formandos dos conhecimentos necessários sobre o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação REH, e consequentemente de uma adequada preparação para exame de PQ-I. Para esse efeito, é fundamental que os formandos tenham experiência de cálculo na componente Térmica de Edifícios, a qual será aferida através da realização um pequeno teste de diagnóstico aos inscritos na FEH-REH. Caso o formando não saiba responder a uma das questões do teste, será aconselhado a frequentar o Curso de Conceitos Básicos de Térmica de Edifícios.

O reconhecimento destas competência pressupõe a frequência com aproveitamento desta formação, conforme definido no ponto 2 do artigo 4º do DLR n.º 4/2016/A.

 

A transposição para a legislação nacional da nova Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético de Edifícios, materializada através do Decreto-Lei 118/2013, assegurou a revisão da legislação existente, e no caso do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH), implicou a definição de novos requisitos e de metodologias para a avaliação de desempenho energético dos edifícios, as quais passam a basear-se em dois pilares: o comportamento térmico e a eficiência dos sistemas. Para além disso, são ainda definidos requisitos específicos para edifícios novos, edifícios sujeitos a grandes intervenções e edifícios existentes.

 

A transposição para a legislação nacional da nova Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético de Edifícios, materializada através do Decreto-Lei n.º 118/2013, assegurou a revisão da legislação existente, e no caso do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS).

Esta formação também confere os conhecimentos necessários para uma adequada preparação para exame de PQ-II.

 

 

Proporcionar uma formação sólida, dos pontos de vista teórico e prático, relativa aos conceitos fundamentais sobre a envolvente do edifício (comportamento térmico e eficiência dos sistemas) no quadro do REH e abordando também a componente de RECS com potências nominais de climatização até 40 kW, conforme definido no DLR n.º 4/2016/A.

Esta formação também confere os conhecimentos necessários para uma adequada preparação para exame de PQ I.

 

Formação Complementar

A formação complementar para PQ-I pretende atualizar os conhecimentos e reforçar as competências relativamente às metodologias de cálculo e procedimentos práticos na certificação energética de Pequenos Edifícios de Comércio e Serviços com sistemas de climatização igual ou inferior a 25kW de potência.

Formação para PQ I, com 2 dias de duração,  que tem por objetivo o alargamento de competências no âmbito de atuação do RECS para potências térmicas nominais entre 25 kW e 40 kW.  Esta formação inclui a realização de um exame.

O reconhecimento destas competência pressupõe a frequência com aproveitamento desta formação, conforme definido no ponto 2 do artigo 4º do DLR n.º 4/2016/A.

 

Próximas Edições

09:00
Conceitos Básicos de Térmica em Edifícios 26 e 27 de abril, Leça da Palmeira Inscrição Porto AEP-Formação Av. Dr. António Macedo 196 4450-617 Leça da Palmeira Horários 1º dia: 09:00 – 18:002º dia: 09:00 –[...]
Leça da Palmeira
14:00
Formação Complementar para PQ-IPequenos Edifícios de Comércio e Serviços 26 e 27 de abril, Lisboa Completo Mais informações Nota: caso tenha dificuldade em proceder à sua inscrição, não hesite em contactar-nos.  Lisboa Academia ADENEEdifício Santa[...]
Lisboa
09:00
Formação em Edifícios de Habitação (FEH – REH) 3, 4, 10, 11, 14, 15 e 21 de maio, Leça da Palmeira Inscrição Porto AEP-Formação Av. Dr. António Macedo 196 4450-617 Leça da Palmeira Horários 09:00[...]
Leça da Palmeira
14:00
Formação Complementar para PQ-IPequenos Edifícios de Comércio e Serviços 7 e 8 de maio, Lisboa Completo Mais informações Nota: caso tenha dificuldade em proceder à sua inscrição, não hesite em contactar-nos.  Lisboa Academia ADENEEdifício Santa[...]
Lisboa
Close Menu