evo

Enquadramento

A formação de peritos de Medição e Verificação (M&V) é essencial para o desenvolvimento do mercado da eficiência energética, indo ao encontro dos objetivos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011 relativa ao Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (ECO.AP), e tem como objetivo a implementação de medidas e planos de ação de eficiência energética em serviços, organismos e equipamentos públicos, através da contratação de empresas de serviços energéticos.

De acordo com o Decreto-Lei nº 29/2011 e especificamente no que respeita aos conteúdos dos contratos de gestão de eficiência energética, é indicado que a avaliação das medidas de eficiência energética implementadas nos edifícios deve ser feita de acordo com o definido por um Protocolo Internacional de Medição e Verificação do Desempenho Energético (IPMVP). Com base neste enquadramento, os contratos de gestão de eficiência energética a serem elaborados pelas ESE deverão ser de acordo com as regras de um PMVP, o qual é parte integrante do Curso CMVP.

O Despacho normativo nº 15/2012, de 26 de junho, aprova o Regulamento do Sistema de Qualificação das Empresas de Serviços Energéticos, o qual estabelece que para efeitos de qualificação no nível 2 do SQESE, as ESE devem dispor no respetivo quadro de pessoal de um técnico habilitado como CMVP, no âmbito do IPMVP.

 

Objetivos

Em parceria com a Efficiency Valuation Organization (EVO), a ADENE é a entidade nacional responsável pela organização do Curso de Certificação de Profissionais de Medição e Verificação (CMVP), o qual visa formar peritos de M&V.

Os formandos que reúnam os requisitos para obtenção do Certificado CMVP e tenham aprovação no exame, ficam habilitados a um reconhecimento como Perito Internacional em Medição e Verificação de Eficiência Energética (M&V).

Métodos Pedagógicos

Todos os conteúdos são em Português e apresentados em formato PowerPoint, com exposição oral. Todos os conteúdos são distribuídos aos formandos, em suporte papel. A formação teórica tem a duração de 2 dias e meio e a avaliação tem a duração de 4 horas.

Critérios de Avaliação e Comunicação de Resultados
O exame CMVP é composto por 107 questões (uma combinação de escolha múltipla e verdadeiro/falso). Algumas questões valem 6 pontos, e as assinaladas com um asterisco (*) valem 18 pontos.

Nota mínima para aprovação: 700 pontos
Os resultados da avaliação serão comunicados no prazo de trinta a sessenta dias após o Exame.

Todos os resultados dos Exames CMVP são finais. A AEE e a EVO não estão disponíveis para avaliar com os formandos as questões do exame, a respetiva correção e revisão.

Formação em Português.

Conteúdos programáticos

  • Introdução
  • Conceitos chave
  • Breves exemplos
  • Plano de M&V
  • Tópicos relevantes
  • Estatística
  • Detalhes da medição isolada
  • Detalhes da Opção C
  • Detalhes da Opção D
  • Outras aplicações de M&V
  • Resumo e revisão de um plano detalhado de M&V
  • Exame

Coordenação Científica:
Eng. Gorete Soares, Eng. Amádis Santos e Eng. Marco Correia
ADENE, Formadores EVO

Destinatários

Peritos qualificados e técnicos com formação superior e experiência na área da eficiência energética em edifícios, incluindo medição e verificação.

Requisitos mínimos:

Engenheiros, arquitetos e detentores de uma licenciatura de 4 anos na área das ciências, direito ou finanças, com experiência na área de energia.

Processo de reconhecimento como perito CMVP

O reconhecimento como perito CMVP é da exclusiva competência da EVO e da Association of Energy Engineers (AEE).

Os candidatos deverão obrigatoriamente frequentar a formação teórica de 2 e ½ a 3 dias do curso da EVO, antes de se submeterem ao Exame CMVP. O candidato à Certificação CMVP deverá ser aprovado no Exame que tem uma duração de quatro (4) horas e preencher um dos seguintes critérios:

  • Ser detentor de uma licenciatura de 4 anos de uma universidade na área das ciências, engenharia, arquitetura, direito, finanças, ou estar inscrito como engenheiro ou arquiteto na respetiva associação profissional (Ordem dos Engenheiros ou Ordem dos Arquitetos). Adicionalmente, o candidato deverá ter, pelo menos, três (3) anos de experiência no domínio da energia, ou de edifícios, ou gestão de instalações ou medição e verificação;

ou

  • Ser detentor de um curso técnico de 2 anos, ou de um curso não-técnico de 4 anos lecionado por uma universidade ou instituto numa área acima não especificada, bem como cinco (5) anos de experiência no domínio da energia, ou de edifícios, ou gestão de instalações ou medição e verificação;

 ou

  • Ter dez (10) ou mais anos de experiência no domínio da energia, ou de edifícios, ou gestão de instalações ou medição e verificação;

 ou

  • Ter o estatuto de “Certified Energy Manager (CEM®)” atribuído pela AEE (The Association of Energy Engineers).

Caso o candidato obtenha aprovação no Exame, mas que apenas parcialmente preencha os critérios acima mencionados, ser-lhe-á atribuído o estatuto de perito CMVP-IT (In Training), até que comprove o preenchimento desses requisitos para vir a ser reconhecido como perito CMVP. Só serão admitidos a Exame os candidatos que preencham, pelo menos, os requisitos para o reconhecimento como perito CMVP-IT.

Certificado de Formação

Esta formação tem caráter presencial, sendo obrigatória a frequência de 100% (18,5h) do número total de horas (18,5h).

No final do Curso, será disponibilizado um certificado de formação a todos os formandos aprovados. Aos formandos que o solicitarem será entregue um certificado de participação.

Preço

1200€ + IVA

Carga Horária

Laboral 32 horas

Tipo de Ensino

Presencial

Informações

formar@adene.pt

O formando deverá trazer para o Exame apenas os equipamentos/materiais autorizados:

  • uma máquina de calcular “stand alone”, sendo este o único equipamento eletrónico permitido em sala.

Calendário das próximas edições

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Email
Close Menu